quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Bactéria Resistente

Bactéria resistente a antibióticos se espalha pelo sul da Ásia e chega à Europa
Infecção foi transportada por pacientes que viajaram para realizar tratamentos estéticos
Turistas que viajam ao sul da Ásia para realizar tratamentos de beleza têm levado uma nova classe de superbactérias resistentes a antibióticos para a Grã-Bretanha, informaram cientistas nesta quarta-feira em estudo publicado na revista médica britânica The Lancet, alertando que o agente infeccioso poderia se espalhar pelo mundo todo.

Muitas infecções hospitalares, já difíceis de tratar, ficaram ainda mais inacessíveis a drogas por causa de um gene recém-descoberto capaz de se fazer presente em vários tipos de bactérias. O gene, denominado NDM-1 (sigla em inglês para metalo-betalactamase 1 de Nova Délhi), foi identificado pela primeira vez no ano passado por Timothy Walsh, professor de microbiologia da Universidade de Cardiff, em dois tipos de bactéria, a 'Klebsiella pneumoniae' e a 'Escherichia coli', em um paciente sueco tratado em um hospital indiano.

A nova bactéria dotada do gene NDM-1 mostrou-se preocupantemente resistente até mesmo aos carbapenemas, grupo de antibióticos frequentemente usado como último recurso para o tratamento emergencial de infecções causadas por patógenos resistentes a vários tipos de medicamentos.

Segundo os cientistas, as novas bactérias chegaram à Grã-Bretanha trazidos por pacientes que viajaram para a Índia ou o Paquistão para realizar tratamentos cosméticos.

— Se estas infecções não tiverem tratamento adequado, então certamente podemos contar com alguma mortalidade — alertou Walsh, em declarações à rádio BBC.

— Será muito difícil tratar pacientes com infecções causadas por este tipo de bactéria. Não nos sairemos bem — afirmou.

No novo estudo, conduzido por Walsh e Karthikeyan Kumarasamy, da Universidade de Madras, os cientistas quiseram determinar a presença de bactérias com o gene NDM-1 no Sul da Ásia e na Grã-Bretanha, onde alguns casos foram registrados. Ao acompanhar pacientes com sintomas suspeitos, eles encontraram 44 casos (1,5% dos investigados) em Chennai e 26 (8%) em Haryana, na Índia.

Eles também detectaram a superbactéria em Bangladesh e no Paquistão, bem como em 37 casos na Grã-Bretanha, alguns em pacientes que retornaram recentemente de viagens durante as quais fizeram cirurgias estéticas na Índia e no Paquistão.

— A Índia também realiza cirurgias cosméticas em outros (pacientes) europeus e americanos, e (portanto) é provável que a NDM-1 se espalhe mundialmente — alertou o estudo.

O gene NDM-1 foi encontrado, sobretudo, na E. coli, uma causa comum de infecções adquiridas do trato urinário, e na K. pneumoniae, e mostrou-se resistente a quase todos os antibióticos, com exceção da tigeciclina e da colistina.

A emergência destas cepas bacterianas resistentes antibióticos pode se tornar um sério problema de saúde pública, que se defronta com a nova ameaça de uma ampla classe de bactérias - incluindo aquelas dotadas do gene NDM-1 - conhecida como "Gram-negativas", alertaram os pesquisadores.

— Há poucos novos antibióticos anti-Gram-negativos sendo desenvolvidos e nenhum é eficaz contra (bactérias com o gene) NDM-1", ressaltou o estudo.

Em relação ao período necessário para tratar infecções com bactérias dotadas do gene NDM-1, "não haverá novos antibióticos disponíveis no prazo de 10 anos", disse Walsh, segundo quem a ameaça não se circunscreve aos hospitais.

3 comentários: